Janaina Pereira

outubro 27, 2008

Eleições – a síndrome do bom moço

Filed under: Sem categoria — janapereira @ 1:09 pm

Vou procurar, pelo menos de segunda a sexta, escolher um assunto para comentar aqui. E, claro, espero opiniões a respeito.

Hoje quero falar das eleições no Rio. Confesso que, pela primeira vez em muito tempo, fiquei realmente tentada a ir votar. Mas não dava, e tive que acompanhar tudo daqui.

A situação política do Rio é muito confusa. Eu tinha esperança do Gabeira ser eleito, mas, não sei o porquê, achava que o Paes ia ganhar. Eu ainda acredito que carioca não sabe votar, e por isso não confio nos meus conterrâneos neste sentido.

Embora nenhum dos meus amigos tenha eleito o Garotinho e a Rosinha, esses dois ‘políticos’ ganharam eleições para governador e eu nunca consegui entender os motivos. Ou melhor, até sei como isso aconteceu, mas não vem ao caso comentar aqui. O Rio tem ciclos políticos, como foi o do Brizola, depois os herdeiros do Brizola, e agora, pelo que parece, dos políticos jovens com cara de bom moço.

O Sérgio Cabral, governador do Estado, fez sua carreira em cima da causa dos idosos. Minha avó adora ele, assim como todas as avós e avôs que moram no Rio. Serginho é fofo, Serginho é querido, Serginho é bom moço.

Eduardo Paes vai no mesmo time. Vereador, deputador federal, subprefeito da Zona Oeste – e por lá ganhou a eleição e os votos da galera da Barra. Se aliou ao Crivela no segundo turno – e o Crivela foi quem colocou o Gabeira nesta segunda fase da eleição, já que, pelo menos isso, o carioca adotou o voto útil.

O resultado apertado, e a divisão real da cidade, mostra apenas o que o Rio sempre foi: uma cidade partida, rachada. De um lado, a galera da zona sul – eleitores de Gabeira. Do outro, os emergentes da Zona Oeste – eleitores de Paes. No meio fica a zona norte, os suburbanos, que nunca tiveram a atenção merecida por nenhum dos prefeitos eleitos até hoje – e falo isso com a vivência de quem morou 26 anos no subúrbio do Rio.

Dizem que o Gabeira não ganhou por um dia ter defendido a maconha e agora defender as prostitutas. fico desapontada ao saber que minha cidade, outrora tão liberal, se deixa levar por essas coisas. Se isso for verdade, comprova a minha teoria da síndrome do bom moço.

Acho que nada muda com a eleição de Eduardo Paes, e o Rio vai continuar como sempre foi: baixando a cabeça para o Governo Federal, pedindo dinheiro aqui e ali, tentando investir no turismo e lutando desesperadamente para sediar as Olimpíadas de 2016.

Assim vai ficar muito difícil voltar para casa um dia.

Janaina Pereira, de São Paulo

2 Comentários »

  1. Só a cara de bom moço, né? Pois foi uma campanha suja e velha. Não dá pra acreditar que as pessoas ainda caem nesses contos da carochinha! Discurso vazio, promessas impossíveis de serem cumpridas… Cara, e total incompetência até pra falar! Você não deve ter visto o debate, né? Foi ridículo e até constrangedor pra esse “Paespalho”!
    Enfim, estou com o Pelé: brasileiro não sabe votar!
    Beijos indignados.

    Comentário por Danny Reis — outubro 27, 2008 @ 2:49 pm

  2. Bom, o brasileiro não sabe votar. Isso é fato. Mas não só o carioca, como a Jana mencionou. O Lula conseguiu sua reeleição basicamente da região nordeste, graças às Bolsas criadas por ele. Isso é saber votar? Não.

    O Gabeira perdeu essas eleições depois de UMA ÚNICA frase mal-dita: a que ele chamou uma vereadora de suburbana. Nessa frase, as pessoas que estavam indecisas (bastavam 55 mil pra isso – só lembrando que isso é menos que um maracanã lotado) e que são suburbanas, se sentiram ofendidas e mudaram o voto. O Paes, claro, explorou bastante isso.

    O fato do apoio do Cesar Maia deve ter tirado alguns milhares de votos também, mas não acho que foi tanto assim.

    Bom, enquanto o brasileiro bater no peito e encher a boca pra falar que é um apolítico, vamos continuar tendo políticos que PARECEM bons. E não, necessariamente, os que SÃO bons.

    Sobre o Paes, não acho que ele vá fazer uma má administração. Só pra ver a opinião de vocês: se o Gabeira não estivesse concorrendo, em quem você votaria? Eu votaria no Paes. Fato.

    Comentário por André Ricardo — outubro 27, 2008 @ 10:46 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: