Janaina Pereira

outubro 29, 2008

Obama

Filed under: Sem categoria — janapereira @ 12:44 pm

Finalmente as eleições americanas vão acontecer. Já não aguento mais esse assunto na agenda do dia. As prévias democratas foram uma novela e, confesso, eu torcia levemente pela Hillary pelo simples fato dela ser mulher. E mulher traída publicamente, o que é pior.

Politicamente falando, essa postura do Obama de “a Amazônia é nossa” me incomoda muito. Mas, na verdade, parece que todo presidente que os EUA eleger vai achar isso, esculhambar com a América Latina e manter a gente onde eles acham que não podemos nunca sair: abaixo deles.

A questão que mexe hoje com os americanos – e aí eu estou pagando para ver o Barack Obama ganhar a eleição – é a cor da pele do candidato democrata. Será que, finalmente, eles vão eleger o primeiro negro da história? Hoje li uma reportagem do Lourival Sant’anna, do Estadão, a respeito. Os cientistas políticos americanos afirmam que a raça de Obama o prejudica e, mesmo não admitindo, muitos americanos não vão votar nele por esse motivo.

É assustador como o racismo ainda é forte, não só nos EUA, mas no mundo todo. Essa onda de neonazismo e supremacia branca, que tanto lembra Hitler, é real. E o povo americano agora pode mudar ou não a sua própria história.

Eu até acho possível a eleição de Obama, mas confesso que, para mim, os EUA passam uma idéia de povo extremamente conservador e, sim, muito racista. Acho que eles são a cara do McCain e da Sarah Palim. Assim como mereceram o Bush.

Se eleito, Obama vai estar na mira desses conservadores americanos. Num país em que alguns presidentes sofreram atentados e foram assassinados, e que nunca se recuperou da morte de Kennedy; Barack Obama coloca sua vida em risco para ser o presidente dos EUA.

Uma nova página da história estará começando com esta eleição americana. Espero, sinceramente, que as páginas a serem escritas não tenham manchas de sangue e que as pessoas aprendam que a cor da pele é indiferente, pois a raça humana é uma só.

Janaina Pereira

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: