Janaina Pereira

novembro 12, 2008

Espelho meu…

Filed under: Economia — janapereira @ 6:34 pm

O que vale mais: a sua imagem pessoal ou da sua empresa? Saiba como as duas estão atreladas e influenciam diretamente no sucesso dos negócios

Janaina Pereira, revista Meu Próprio Negócio, edição 68 – agosto / 2008

A imagem do empreendedor e da empresa estão intimamente interligadas. Independente de a empresa ser micro, pequena, média ou grande, é importante o empresário sempre ter isso em mente e cuidar do seu comportamento, roupa e até a maneira como fala. Consultores especializados dão algumas dicas de como fazer a imagem do empreendedor agregar valor à empresa.

O reflexo da empresa

“O empreendedor é a personificação da empresa. E sua imagem reflete suas características mais significativas, portanto os clientes, fornecedores e parceiros enxergarão na empresa essas mesmas características.” Esta é a opinião de Ângela Valiera, consultora pessoal e corporativa, que acredita que um empreendedor criativo e arrojado, que se mostra sempre atualizado, transmite a imagem de estar à frente de uma empresa também criativa e moderna. Já um empreendedor metódico, pragmático, menos ousado e mais tradicional também transfere essas características para o seu negócio.

Para Ângela, é possível imprimir um estilo próprio na imagem corporativa. A questão é até que ponto se pode ir. “Nas áreas criativas, como publicidade, design, decoração e gastronomia, por exemplo, é justamente a impressão do estilo pessoal na imagem que vai garantir o destaque, que vai salientar todo o arrojo aliado à capacidade e ao profissionalismo que esse empreendedor e essa empresa possuem. Uma imagem padronizada, neste caso, não valoriza, pois é preciso ser diferente. Já em instituições bancárias, áreas jurídicas e médicas é fundamental mostrar sua capacidade de percepção, compreensão e adequação ao meio. Nelas a impressão do estilo pessoal também é benéfica porque denota personalidade e auto-confiança, porém o limite é mais tênue, ficando restrito aos pequenos detalhes.”

A consultora diz que o empreendedor deve pensar se sua imagem valoriza o seu conteúdo, se ela realmente reflete quem ele é ou quem ele quer ser. Mas essa avaliação não deve ser feita do ponto de vista pessoal, e sim sob o ponto de vista das outras pessoas que interagem com o empreendedor. “Ele deve fazer duas perguntas: como as pessoas me percebem? E como quero ser percebido? Se as duas respostas forem diferentes, é hora de repensar a imagem.”

Modelo

As fonoaudiólogas Sabrina Mello e Ivana Serigato sempre acreditaram na importância da imagem no universo empreendedor e por isso investiram na área. Sócias da Intelecta, empresa de São José dos Campos (SP) formada por profissionais da área de fonoaudiologia que oferece cursos, treinamentos e seminários, elas ajudam a desenvolver as habilidades de falar em público, trabalhar a voz e ter comunicação e postura corporativa. “O líder sempre irá influenciar e servir de modelo perante seu time, portanto, deve estar atento às suas atitudes. Ter uma comunicação clara e objetiva gera motivação na equipe. O empreendedor é um painel vivo anunciando sua empresa 24 horas por dia”, afirma Sabrina Mello.

Sabrina acha que o empresário deve ter cuidados com a maneira de se vestir, se comportar e, principalmente, de se comunicar, sem esquecer da sua essência. “O empreendedor pode e deve melhorar seus padrões de comportamento e, no quesito linguagem, ter boa dicção, fala precisa e clara, saber usar a empatia e, acima de tudo, saber ouvir.”

Marketing pessoal

Para a psicóloga Rosana Bueno, consultora do Instituto de Organização Racional do Trabalho (IDORT/SP), que promove cursos para o mercado corporativo, só se trabalha a imagem com auto-estima e, sem ela, não é possível passar uma boa impressão, mesmo fazendo o chamado ‘marketing pessoal’. “Nós, brasileiros, temos uma dificuldade muito grande de lidar com essa ferramenta. As pessoas não falam de si, não contam suas conquistas por medo da inveja e, assim, acabam no anonimato. O princípio do marketing pessoal é a evidência. Estar em evidência é estar no alvo e você só alcança isso quando é o melhor ou o pior. Mas as pessoas se acomodam, por isso são medianas”, analisa Rosana.

A consultora acredita que, nos dias de hoje, se uma pessoa não aparecer, não será descoberta. “O marketing pessoal abre portas, mas se sua imagem não for compatível com sua performance, a estratégia não se mantém.” Ela aponta a importância de se vestir adequadamente e ter uma boa comunicação como fatores que ajudam a manter a imagem dentro e fora da empresa. “O empreendedor deve unir a imagem dele à da empresa. Mas antes de aparecer, precisa se perguntar o que tem para mostrar. Quem é bom em alguma coisa, tem que deixar isso evidente.”

Pessoal e corporativo

Saber se comportar e se relacionar com as pessoas em todos os lugares são passos importantes para projetar uma boa imagem e crescer nos negócios. Segundo Denise Monteiro, coordenadora do curso de Pós-Graduação de Planejamento e Organização de Eventos da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), de São Paulo, a imagem é a cultura da empresa. “Empresas familiares passam imagem de tradição enquanto as multinacionais seguem algumas regras, tendo imagem parecidas em qualquer lugar do mundo. O importante é detectar que tipo de imagem o empreendedor está transmitindo para os negócios.”

Denise avalia que o comportamento em um evento social deve ser diferente de um evento corporativo, mas que a imagem apresentada aos clientes não precisa ser diferente daquela passada aos colaboradores. “As pessoas precisam pensar em si mesmas como uma marca e encontrar o que elas possuem que possa ser mais valorizado.”

COLABORARAM

Ângela Valiera, www.valiera.com.br; Denise Monteiro, www.denisemonteiro.com; Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), www.faap.com.br, Instituto de Organização Racional do Trabalho (IDORT/SP), www.idort.com; Intelecta, www.intelectacomunicacao.com.br, (12) 8121-7271, (12) 9127-7377; Rosana Bueno, http://www.rosanabueno.com.br

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: