Janaina Pereira

novembro 21, 2008

Leitores de hoje exigem mais dos jornalistas

Filed under: Cotidiano — janapereira @ 1:05 am
Para Marcelo Beraba, a variedade de informações fez o mercado mudar
Por Janaina Pereira

 

Um leitor cheio de conhecimento, mais informado e que pode questionar o conteúdo de uma reportagem. Para o jornalista Marcelo Beraba, da sucursal carioca do jornal O Estado de S. Paulo, é para este novo leitor que o jornalismo atual tem que estar preparado, buscando maior aprofundamento para não ser ‘atropelado’ pelas informações.

“Hoje a oferta de informação é muito grande, os leitores sabem mais, e por isso exige-se que o jornalista tenha mais conhecimento sobre os assuntos. Esses fenômenos, somados a pressão do mercado, mudou o jornalismo”, analisa.

Segundo Beraba, ao escrever sobre um tema o jornalista deve ter o mesmo conhecimento que um especialista da área, mas não pode esquecer sua verdadeira função. “O bom jornalista não é historiador, médico ou economista. Pode saber tanto quanto eles, mas continua sendo jornalista, com texto de jornalista, sabendo o que escreve sem sair da sua posição.”

O excesso de entrevistas nas reportagens, que resulta na diminuição do uso da observação e da documentação, é considerado por Beraba um aspecto negativo no jornalismo de hoje. “As entrevistas têm que ser bem-feitas, sua utilização precisa ser pensada, e os outros fundamentos do jornalismo não podem ser esquecidos.”

Para ele, a observação é um ponto importante na hora de fazer a reportagem. “Ela exige sensibilidade e um filtro para saber se o que foi percebido é relevante. Mas, atualmente, não há estímulo nas redações para que os repórteres sejam observadores.”

Beraba acredita que o jornalismo passa por uma fase de indefinições, mas o futuro da profissão, especialmente na mídia impressa, está no aprofundamento. “O jornal continua dando mais informações exclusivas e precisa, cada vez mais, aprofundar os assuntos. É isso que vai fazer a diferença entre ele e os outros veículos.”

 

 

* publicado no site Inove

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: