Janaina Pereira

novembro 26, 2008

Carolina Frazon Terra

Filed under: Entrevistas — janapereira @ 12:06 pm

Janaina Pereira, revista Meu Próprio Negócio, edição 69 / novembro 2008

O crescimento dos blogs no Brasil levanta o questionamento: a comunicação digital é uma tendência ou apenas um modismo? Para responder esta e outras perguntas, Carolina Frazon Terra lançou este ano Blogs Corporativos – modismo ou tendência, em que analisa as ferramentas no novo cenário organizacional. O livro é destinado a comunicadores, professores e gestores, e propõe uma reflexão sobre a importância do blog corporativo e como ele pode ampliar o diálogo da organização com seus públicos. Em entrevista à Meu Próprio Negócio, Carolina conta como a revolução trazida pela web interfere na comunicação das empresas.

Meu Próprio Negócio – De onde surgiu a idéia para escrever o livro?

Carolina Frazon Terra – O livro é resultado de um capítulo da minha dissertação de mestrado. Sempre gostei de novas tecnologias em comunicação, estudei e pesquisei isso durante o mestrado e depois, imaginei que pudesse virar livro. E virou!

MPN – Na sua opinião, qual a importância da web no mundo corporativo?

CFT – Extremamente importante. Hoje, quem não tem a web em seu negócio está negligenciando uma ferramenta de comunicação que é fundamental.

MPN – Qual a relevância dos blogs dentro deste universo da web?

CFT – Os blogs são ferramentas que permitem a construção de conteúdo coletivo, interação, participação, diálogo. Assim sendo, são referência de troca de idéias e de interatividade na rede. No universo atual de internet, são sinônimo da web 2.0 e da comunicação transparente e de mão-dupla.

MPN – Como um empreendedor pode fazer para diferenciar o blog da sua empresa de outro já existente? Existe essa preocupação entre as empresas de serem ‘inovadoras’ nesta questão?

CFT – No Brasil o fato de uma organização ter um blog já é inovador. As empresas ainda não estão prontas para tamanha abertura e vulnerabilidade. Para diferenciar-se da concorrência ou de outros blogs, o empreendedor tem que estar aberto ao diálogo na rede, visitar outros blogs, responder comentários, incitar debates, estimular realmente trocas de idéias e os participantes, atualizar sempre o seu conteúdo e promover o blog nos mecanismos de busca, em outros meios de comunicação, com as ferramentas que temos à disposição para divulgarmos as iniciativas da organização.

MPN – Qual a diferença entre os blogs corporativos brasileiros e os de empresas do exterior?

CFT – Acredito que os do exterior, por estarem a mais tempo no ar, já entendem melhor a ferramenta e a usam mais e melhor. Aqui no Brasil, alguns blogs corporativos deixam a desejar no quesito interatividade e participação, isso sem contar os tipos de temas tratados que, muitas vezes, parecem propaganda da empresa. Porém, é uma questão de tempo e aprendizado. Taí uma oportunidade para os profissionais de comunicação atuarem: encarregados de blogs empresariais. Ao menos, adicionaríamos mais técnica. Isso não quer dizer que não existam bons blogs corporativos nacionais. Existem sim e são muito acessados.

MPN – Como o seu livro pode contribuir para que as empresas entendam o universo dos blogs corporativos?

CFT – O livro discute a questão dos blogs corporativos em si: conceito e funcionamento, mas, antes disso, debate quem pode ter um blog, como funciona o universo digital e quais são as tendências. Tudo isso de forma didática e rápida. Afinal, agilidade é um atributo da web e um produto dos nossos e novos tempos.

BLOGS CORPORATIVOS: MODISMO OU TENDÊNCIA
De Carolina Frazon Terra

Difusão Editora

R$18,00

1 Comentário »

  1. Oi, Janaína, bacana vc colocar o tema dos blogs corporativos em evidência. Que as organizações percebam que este é um instrumento de diálogo e de participação dos usuários. Abraços, Carol Terra (http://rpalavreando.blogspot.com)

    Comentário por Carol Terra — dezembro 26, 2009 @ 7:01 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: