Janaina Pereira

julho 5, 2015

Duas décadas de parceria

Filed under: Cultura — janapereira @ 5:32 am
Tags: , ,

Mostra com 100 trabalhos de 35 fotógrafos de diversos países marca os 22 anos da parceria da Pirelli com o Masp

Por Janaina Pereira

Está aberta à visitação em São Paulo a primeira edição da FotoBienalMASP — evento que marca uma nova fase da parceria de mais de 20 anos entre o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, o Masp e a Pirelli. Este é o novo nome da Coleção Pirelli/Masp, que está completando 22 anos. Nesse período, a parceria com a empresa italiana, iniciada em 1990, foi responsável pela formação de uma coleção de fotografia brasileira com mais de 1.100 obras.
Concebida pelo curador do Masp, Teixeira Coelho, e organizada por Ricardo Resende, mestre em História da Arte pela USP e curador convidado, a edição reúne mais de 100 trabalhos, realizados por 35 fotógrafos de diferentes origens e vertentes. O tema escolhido para esta edição é a relação entre a fotografia e outras linguagens próximas. Entre os artistas que participam estão Caio Reisewitz, Rodrigo Braga, Grupo Garapa, Grupo Motoboys, Berna Reale, Dora Longo Bahia, Odires Mlászho, a sérvia Marina Abramovic e o colombiano Oscar Muñoz.
Segundo o curador do museu, Teixeira Coelho, a exposição foi pensada com um enfoque atual sobre a fotografia, que já não é mais aquela obtida por um aparato especificamente construído para esse fim.
— A fotografia atual tem o seu formato de campo ampliado, o que a qualifica como uma das formas mais ricas da arte nos dias de hoje — comenta o curador, acrescendo que a fotografia e a exposição estão de acordo com os parâmetros que o museu oferece ao seu público.
Coelho explica que o Masp oferece algo além de um centro de exposições em si mesmo, com uma coleção própria que “acolhe diferentes modos da arte do passado e do presente oferecidos ao visitante como outros tantos pontos de comparação e apoio para uma experiência aumentada da arte nele mostrada”.
Na mostra, a linguagem da fotografia tradicional é confrontada com os demais meios artísticos que com ela hoje dialogam — a exemplo da pintura, vídeo e da instalação. Esse diálogo entre as diferentes linguagens marca o propósito renovador que pontua esta nova fase da coleção Pirelli. O público poderá ver de perto trabalhos de jovens profissionais, ao lado de consagrados autores brasileiros e do exterior, numa troca intensa de pontos de vista e soluções estéticas, indispensável no atual momento da comunidade global da arte. A área tem sido um campo privilegiado de experimentação conceitual nas últimas décadas, ressalta Teixeira.
— A arte contemporânea tornou-se, em grande parte, fotográfica e o gesto de “bater” uma foto passou a fazer parte de um vasto e novo processo de criação da imagem, do qual participam não só a fotografia permitida por um aparato tradicional ou digital, como a imagem na condição de instrumento para um domínio artístico ampliado. O fim da fotografia analógica ou, em todo caso, a superação de seus limites, abriu ampla porta de comunicação da fotografia com o que a precedeu, o que existe ao redor e o que tem pela frente. As fronteiras foram abolidas e a fotografia deu um passo além de como era conhecida — finaliza o curador do Masp.
Serviço
Quando: De 16 de agosto a 3 de novembro de 2013
Onde: Masp – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Av. Paulista, 1578 – São Paulo
Tel: (11) 3251-5644
Horários: De terça a domingo, inclusive feriados, de 10h às 18h.
Às quintas das 10h às 20h.
Ingresso: R$ 15. Estudantes, professores e aposentados: R$ 7.
Acesso gratuito a todos às terças-feiras e para visitantes com até 10 anos e acima de 60 anos.

Publicada na revista Comunitá Italiana. Versão online aqui.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: