Janaina Pereira

julho 5, 2015

Para comemorar um mês de pizza

Filed under: Gastronomia — janapereira @ 5:02 am
Tags: , , , ,

Pizzaria pioneira da capital paulista faz festival em homenagem à redonda até o início de agosto

Por Janaina Pereira

O Dia da Pizza é comemorado desde 1985 na capital paulista. A data foi instituída pela Secretaria de Turismo da cidade, por ocasião de um concurso estadual que elegeu as melhores receitas de mussarela e marguerita. Graças ao sucesso do evento, sua data de encerramento, 10 de julho, foi escolhida como a data oficial de comemoração da redonda. A Pizza Bros, uma das pizzarias mais famosas da capital paulista, aposta na comemoração deste dia. Para isso, a casa do chef Franco Ravioli convidou quatro pizzaiolos renomados para criarem coberturas especiais servidas até 3 de agosto no Festival Gourmet de Pizza com Coberturas Frias.
— Nossos clientes podem esperar por um Festival diferente, com sabores e texturas diversificadas, saindo do tradicional, mas com bom gosto, pois os chefes trabalharam para criar combinações gostosas e surpreendentes —  avisa Franco Ravioli, acrescentando que o evento acontece há alguns anos, sempre neste formato de convidar chefs de restaurantes paulistanos para criarem pizzas diferentes.
Inaugurada em 1986 com um pequeno delivery na Rua Oscar Freire, nos Jardins, a Pizza Bros foi conquistando clientes e se tornou pioneira em pizzas em formato individual e aperitivo. Nestes 28 anos, a casa passou por vários endereços. Em 2002, inaugurou a unidade em Higienópolis e em 2008 chegou a Moema, bairros onde se encontra até hoje.
Durante o Festival da Pizza, serão oferecidas cinco receitas no jantar das unidades de Higienópolis e Moema. Além de Franco Ravioli, que criou uma pizza com queijo stracchino, rosbife caseiro, tomate, rúcula e um leve toque de molho tártaro, foram convidados os chefs Marco Renzetti, da Osteria del Pettirosso; Adriano Kanashiro, do Restaurante Momotaro; Sandra Valéria, do Bistrô da Sara; e Tássia Magalhães, do Restaurante Pomodori.
— Eu procuro me inspirar em pratos, sanduíches e canapés. Eu gosto de comer. O Festival tem o objetivo de ousar, fazer algo inusitado — revela Ravioli.
Os clientes também poderão apreciar os sabores do cardápio tradicional, como a Genova (pesto tradicional, tomates, queijo de cabra, azeitonas sem caroço e manjericão). A casa também oferece versões light, como a Caprese (mussarela de búfala, tomatinho cereja, ervas e manjericão), e as doces, como a Damasco (mozzarella, queijo brie, mel, tiras de damasco e amêndoas). A seleção de antepastos também se destaca, sem falar nas saladas, massas,  carnes e risotos — tudo tipicamente italiano.

saporiditalia2

Pizza Franco Ravioli  

Ingredientes

Da massa
1 massa comprada pronta ou caseira
Do molho tártaro
100g de maionese tradicional
Meia cebola extremamente ralada
Meio pepino picado
1/3 de cenoura média picada
Da cobertura
200 gramas de queijo stracchino
8 fatias de tomate caqui
8 folhas de rúcula
24 fatias de rosbife caseiro
8 colheres de chá de molho tártaro

Modo de preparo

Do molho tártaro
Juntar a maionese com a cebola, o pepino e a cenoura.

Do rosbife
Tempere 800 gramas de lagarto com 40 ml de óleo, sal e pimenta a gosto, 2 dentes de alho e um ramo de alecrim. Asse em forno tradicional a 150 graus, por aproximadamente 45 minutos, de forma que fique rosado por dentro e assado por fora. Retire do forno, congelar e fatiar em finíssimas fatias. Pode-se usar também rosbife de padaria.

Da pizza
Pegue a massa e passe o molho. Em seguida, coloque as fatias de queijos stracchino. Coloque no forno e espere dourar a massa. Retire e cubra com o rosbife as fatias de tomate, a rúcula e uma colher de chá de molho tártaro em cada fatia de pizza.

Publicado na revista Comunitá Italiana em julho de 2014. Versão online aqui.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: